Eventos de qualificação e avanços no setor primário.
AGRICULTURA
Publicado em 29 JUN 2017
Administração promove ações de incentivo e qualificação dos produtores e agroindústrias locais

ARROIO DO MEIO – A Administração Municipal promoveu dois momentos de qualificação do setor primário essa semana. Na terça-feira, 27, produtores rurais feirantes e consumidores participaram do 3º Seminário sobre a Feira do Produtor, realizado na Secretaria de Educação e Cultura. Já na quarta-feira, 28, representantes e responsáveis técnicos de seis agroindústrias locais participaram de um encontro na Secretaria Municipal da Agricultura, com orientações sobre adequações necessárias para a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que permite a comercialização de produtos das agroindústrias locais para outros municípios do Estado.

No Seminário sobre a Feira do Produtor, o Engenheiro Agrônomo da Emater, André Muller, apresentou diagnóstico elaborado a partir de um questionário aplicado a consumidores da Feira realizada aos sábados pela manhã na Rua de Eventos, abordando questões sobre os produtos, atendimento, infraestrutura, entre outros. O Secretário da Agricultura, Eloir Lohmann, complementou o assunto, explanando fotos de edições da Feira, provocando os feirantes a refletirem sobre melhorias para a mesma. Dando sequência, o Engenheiro Agrônomo e Assessor Técnico Regional da Emater, Lauro Bernardi, abordou desafios e boas práticas para uma feira de sucesso, incluindo questões de produção, infraestrutura, insumos, higiene e saúde dos produtores, sistema de produção, colheita e comercialização. O Prefeito Klaus Werner Schnack reforçou a importância do alimento de qualidade para a saúde. “Nossa Feira é um exemplo. Temos espaço, condições e potencial econômico para avançar”, sugeriu.

Na reunião sobre os encaminhamentos para a implantação do SUSAF, conduzida pelo Secretário Lohmann e pelo médico veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Adriano Becker, foram discutidas medidas para habilitar as agroindústrias locais para revender seus produtos a outros municípios do Estado. Cientes das adaptações necessárias para este avanço, os representantes das agroindústrias protocolaram seus pedidos a favor do SUSAF. Os próximos passos são os encaminhamentos burocráticos do Sistema Municipal para a Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA). Paralelamente iniciam adaptações nas infraestruturas físicas, boas práticas, manuais de controle e outras adaptações nas agroindústrias locais, em busca do selo necessário para o avanço.