Legenda 1: Servidores municipais realizaram mutirão essa semana, para limpeza de área no bairro Novo Horizonte, tomada por entulhos e resíduos descartados de forma incorreta no local destinado para lixo verde e móveis; Legenda 2: Sofás e móveis serão recolhidos em segundas-feiras, conforme roteiro
Publicado em 27 JUL 2017
LIMPEZA URBANA - Município pede a colaboração da comunidade no descarte correto de lixo verde e móveis

ARROIO DO MEIO – Avançando no Projeto Nossa Cidade, Meu Lar – Limpeza urbana e combate às pragas, os Departamentos de Meio Ambiente e Serviços Urbanos reestruturaram o serviço de recolhimento do lixo verde e móveis nos bairros e loteamentos, que desde o primeiro trimestre do ano vem ocorrendo de forma seletiva. A medida visa melhorar a organização da comunidade e a limpeza da cidade.

A partir do novo sistema, sofás e móveis são recolhidos em segundas-feiras, enquanto o lixo verde é recolhido de terças a sextas-feiras. Essa semana o serviço foi realizado nos bairros Novo Horizonte, Aimoré e São Caetano. Na próxima semana serão atendidos os bairros São José, Barra do Forqueta, Medianeira e Loteamento Antares. Posteriormente o serviço segue nas outras localidades. Resíduos de construção civil não serão mais recolhidos pelo Poder Público, de acordo com a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente/Lei Municipal do Plano de Saneamento, que responsabiliza aos geradores de resíduos da construção civil, a redução, reutilização, reciclagem e destinação final do material.

De acordo com o Departamento do Meio Ambiente, o descarte indevido de entulhos é registrado com frequência em alguns pontos específicos do Município, onde são encontrados lixo comum misturado a galhos verdes e móveis, o que dificulta a realização e o avanço do recolhimento. “Garrafas, papel, plástico e outros resíduos devem ser descartados em sacos plásticos, junto ao lixo convencional, e não atirados de qualquer forma no espaço destinado aos galhos verdes e móveis, já que cada um tem seu destino definido”, alerta a Coordenadora Rose Maria Grassi. “Começa a ficar visível e chamar a atenção os pontos específicos negativos, já que a grande maioria das comunidades realiza o descarte consciente dos seus resíduos, incluindo os eletroeletrônicos, que podem ser descartados nas campanhas específicas realizadas de forma bimestral na Rua de Eventos”, ressalta. “Pedimos a colaboração para que a comunidade respeite o roteiro e descarte seu material de acordo, colaborando para manter a cidade limpa e organizada”, solicita.