NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Lançamento da 15ª Culturarte foi realizado na noite da terça-feira, 22, no CTG Querência, na presença de representantes de diversos segmentos da comunidade.
EDUCAÇÃO
Publicado em 24 AGO 2017
Arroio do Meio lança a 15ª edição da Culturarte - Evento culmina com a 27ª Feira do Livro, de 4 a 8 de setembro

 ARROIO DO MEIO – Com a temática Eu amo a Culturarte, o maior evento de educação e cultura do Município foi lançado na noite da terça-feira, 22, no CTG Querência do Arroio do Meio, na presença de autoridades, professores, educadoras, equipes diretivas, pais, alunos, demais representantes da comunidade e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promotora do evento. A 15ª edição da Culturarte inicia suas atividades essa semana nas escolas e culmina com a 27ª Feira do Livro, a realizar-se no período de 4 a 8 de setembro, na Rua de Eventos, Praça Flores da Cunha e Clube Esportivo, denominado de Complexo Culturarte.

 A cerimônia contou com a participação de três Secretárias Municipais de Educação e Cultura - Lourdes Maria Gasparotto Rizzi, que estava à frente da Secretaria em 2003, quando a primeira edição da Culturarte foi realizada; atual vice-prefeita Eluise Hammes, à frente da Secretaria entre 2009 e 2016 e Mara Betina Forneck, atual gestora da pasta. Ambas relataram suas experiências e emoções ao longo dos 15 anos do evento, ressaltando a importância do envolvimento comunitário para o sucesso da feira.

Ao fazer uso da palavra, a Secretária Mara convidou representantes das comunidades para auxiliarem na montagem de um quebra-cabeça, que ao final da atividade coletiva formou a logomarca da Culturarte 2017, marcando oficialmente o lançamento do evento. A dinâmica culminou com a entrada das diretoras das Escolas presentes, que se dirigiram ao palco vestindo a camiseta oficial e portando os folders com a programação completa do evento, posteriormente distribuídos para os convidados.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Klaus Werner Schnack parabenizou todos os envolvidos na programação e reforçou o convite para que a comunidade prestigie os dias de programação no entorno da Praça Flores da Cunha. “É um evento construído por muitas mãos em 15 anos bem vividos”, afirma. “Juntos podemos lapidar cada vez mais essa linda pérola que amamos, nossa querida Arroio do Meio”, encerrou. A noite seguiu com a apresentação teatral do grupo Foiceacena, vinculado ao Núcleo Municipal de Cultura, que arrancou gargalhadas da plateia com a peça “La nona Rosinela”.

Saiba mais: As atividades da Culturarte já iniciam essa semana nas escolas com o projeto Leitura em Movimento, que inclui atividades de incentivo à leitura envolvendo alunos, famílias e comunidades dos bairros. Outras atividades confirmadas são o Escritor Presente, voltado para 980 alunos do 6º ao 9º ano, 1.100 do 1º ao 5º e 510 do Ensino Médio, com os escritores Carlos Augusto Pessoa de Brum, Léia Cassol e Gisella Cassol; Palco de Talentos; Leitura e Contação de Histórias; Mostra Pedagógica dos Anos Iniciais/Vitrine do Saber; Conhecendo a Casa do Museu; Centro Cultural SESI e a Feira do Livro, com programação especial no feriado de 7 de setembro.

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.