Moradores e Poder Público acompanham início da obra de pavimentação em Rui Barbosa.
Publicado em 31 AGO 2017
Inicia pavimentação associativa em Rui Barbosa

ARROIO DO MEIO – Iniciou na última semana a execução da pavimentação com pedras de basalto da rua São Martinho, bairro Rui Barbosa. O calçamento beneficia 12 lotes, num total de 1.760,56m² de área a ser pavimentada. A execução está por conta da empresa Companor, contratada pelos moradores, e deve ser concluída em até 50 dias.

A obra é realizada de forma associativa, que prevê o financiamento da obra - material, contratação da empresa e mão de obra – por parte dos moradores. A Prefeitura, por sua vez, elabora o projeto de engenharia, disponibiliza máquinas para a execução dos serviços de drenagem, terraplenagem e patrolamento da via, além de acompanhar e fiscalizar o andamento da obra.

O modelo associativo possibilita solução rápida para moradores de loteamentos antigos, onde o calçamento não era previsto na aprovação do mesmo. Desde 2014 os loteamentos urbanos são aprovados mediante infraestrutura completa, de acordo com a Lei 3.269/2014, que prevê a responsabilidade exclusiva do loteador na instalação de redes de drenagem pluvial, iluminação pública e pavimentação. Além desta, este ano foram executadas e concluídas pavimentações associativas nas ruas Violetas/Loteamento Antares – bairro Bela Vista, Ceará/bairro Aimoré e Oswaldo Majolo/Rui Barbosa.

Em acompanhamento à obra essa semana, os moradores satisfeitos pelo início da pavimentação relataram para o Prefeito Klaus Werner Schnack, Secretário de Obras Paulo Heck e vereadores Paulinho Volk e Kiko Noronha, que a obra põe fim a 20 anos de espera pelo calçamento. Interessados em saber mais detalhes sobre os moldes da pavimentação associativa, podem procurar a Secretaria de Planejamento/Prefeitura, para esclarecer dúvidas e posteriormente encaminhar o projeto, junto à aprovação dos demais moradores da via. Mais informações pelo fone (51) 3716 1166 ramal 210.