Principais momentos do sábado especial na Rua de Eventos.
Publicado em 12 SET 2017
Comunidade lota Rua de Eventos para comemorar aniversário da Feira do Produtor e realizar o descarte correto, com atrações extras

ARROIO DO MEIO – Com atrações para toda a família, desde gastronomia, agroecológicos, artesanato, descarte correto, música e conscientização em relação à saúde mental, a Rua de Eventos foi tomada pela comunidade arroio-meense na manhã do último sábado, 9. Na ocasião, se comemorou no espaço o sétimo aniversário da Feira do Produtor, junto à 22ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio, com degustações, mateada, Feira de Artesanato, divulgação da 6ª Festa do Leitão no Tonel, a realizar-se dia 24 de setembro, no Esporte Clube Palmense e conscientização sobre o Setembro Amarelo, numa parceria entre Hospital São José e Secretaria Municipal da Saúde. O multi evento contou com a participação especial do Grupo Instrumental da Escola Municipal Princesa Isabel, de Rui Barbosa, além das apresentações musicais de alunas Maiara Satler e Luana Ritter da Escola Municipal São Caetano, gaiteiros e banda formada por médicos do Hospital.

Em breve momento oficial, acompanhado por autoridades e comunidade, a produtora Lucila Petry falou em nome dos feirantes, relatando a alegria dos mesmos em realizar semanalmente a Feira. “A semana inteira a gente se prepara para trazer produtos bons e fresquinhos para vocês. Nossa alegria é chegar aqui nos sábados e ver as pessoas retornando satisfeitas”, afirma. “Além de tudo, é uma grande oportunidade para nós, produtores, comercializarmos nossos produtos”, salienta. O Secretário da Agricultura, Eloir Lohmann, lembrou que o evento acontece “indiferente de chuva ou sol”. “O consumidor é o maior beneficiado pela qualidade do produto, que é todo produzido aqui”, reitera.

O Prefeito Klaus Werner Schnack ressaltou o momento democrático, com a participação de agricultores, artesãos, profissionais da saúde, meio ambiente e outros, lembrando que durante a semana o mesmo espaço também foi palco da Feira do Livro, movimentando a comunidade em diversos momentos. Agradeceu a presença de todos e o empenho dos feirantes e demais envolvidos nos eventos. Após um ‘parabéns a você’ coletivo em homenagem ao aniversário da Feira, o médico psiquiatra Dr. Rafael Moreno, acompanhado de uma numerosa equipe de profissionais da saúde trajados de camisetas amarelas, fez uma breve explanação sobre as ações do Setembro Amarelo, em prevenção à depressão e ao suicídio.

Consumidores fiéis da Feira do Produtor, Maria e Otávio Dewes, moradores do Loteamento Antares/bairro Bela Vista, afirmam que frequentam o espaço todos os sábados, em busca de ovos, frutas, melado e hortaliças, mas também, pela distração. “Além da qualidade dos produtos, é um espaço onde encontramos amigos”, salientam. Na ocasião, além das tradicionais compras, aproveitaram para descartar óleo de cozinha, lâmpadas e aparelhos eletroeletrônicos na Campanha de Descarte Correto. “A rua está sendo muito bem aproveitada com estes eventos”, elogiam. Outro cidadão consciente, Sérgio Musskoff, de São Caetano, arranjou uma brecha no trabalho e se organizou para trazer máquina de lavar, televisor, computador, rádio e aparelhos de DVD e parabólica para descartar de forma ambientalmente correta. “Fui guardando um tempo enquanto não conseguia vir, para dar o destino correto”, explica. “Acho ótima essa campanha, porque não podemos largar este material na rua e assim temos a oportunidade de fazer isso da melhor forma”, ressalta.

Saiba mais – Números da 22ª Campanha de Descarte:

*716 eletroeletrônicos; 507 lâmpadas fluorescentes; 600 vidros e garrafas; 140 litros de óleo de cozinha; 300 quilos de papel, papelão, plásticos e garrafas pet; 63 quilos de pilhas e baterias; 14 quilos de medicamentos vencidos.