Legenda 1: Administração Municipal apresenta projeto Escola, Comunidade e Família; Legenda 2: Representantes da comunidade interagem com suas experiências e visões sobre a educação do Município.
Publicado em 17 OUT 2017
ESCOLA, COMUNIDADE E FAMÍLIA - Projeto enfatiza importância da comunidade e da família na Educação

ARROIO DO MEIO – “Escola, comunidade e família: por uma educação que valorize a vida”, este é o projeto lançado pela Secretaria de Educação e Cultura na última quarta-feira, 11, na presença de autoridades, diretoras de escolas, professores e representantes da comunidade. A iniciativa é da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em pareceria com as escolas do Município.

O evento foi coordenado pela Secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, que lembrou que o movimento de aproximar as famílias das escolas vem acontecendo desde a gestão passada. “Pensamos em realizar ações em que a comunidade se sinta prestigiada nas escolas, e as escolas inseridas nas mesmas”, resume, relacionando-se à importância de estreitar essa ligação.

Na sequência, representantes da comunidade relataram suas impressões sobre a educação do Município e a relevância do projeto para o avanço da mesma. A empresária do ramo de prestação de serviços e professora de formação, Liselena Neumann, relatou a realidade das empresas ao receber os jovens para o mercado de trabalho. “Damos continuidade ao trabalho que as famílias e escolas já fizeram, com base nos valores”, relata. Empresária do ramo da agroecologia, Márcia Ferrari falou da experiência de parceria com a Escola Municipal do Distrito de Forqueta. “Ajuda a divulgar a comunidade e o Município”. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Astor Klaus, lembrou que há anos existia um movimento de êxodo do jovem rural. “Hoje estamos sentindo o retorno, vendo a agricultura ser valorizada. É o reconhecimento pela produção do alimento”, orgulha-se.

Representando os Círculos de Pais e Mestres, Ângela Wilssmann ressaltou que a educação deveria vir da família, o que está cada vez mais difícil, considerando a rotina profissional dos pais. “É um projeto muito importante para aproximar as famílias das escolas, que hoje vão muito além de ensinar conteúdo”, afirma. Para encerrar a participação dos representantes da comunidade, a professora aposentada e engajada em projetos de voluntariado, Lourdes Both, salientou que professores desempenham papéis além da profissão. “Que vocês continuem sendo essa força viva da nossa comunidade”, elogiou.

A vice-prefeita e professora Eluise Hammes afirmou que “a comunidade é onde reflete o que aprendemos nas famílias e nas escolas, é onde o cidadão tem a oportunidade de exercitar sua cidadania”. O Prefeito Klaus Werner Schnack ressaltou que “na essência, a educação, a relação pessoal e o respeito vêm da família e a escola complementa, mas esta realidade mudou. Atualmente temos educação em nível integral e as crianças passam a maior parte do tempo nas escolas”, contextualiza. “As relações pessoais devem ser lapidadas por pessoas e a educação tem um papel fundamental nisso. São novos tempos, mas queremos manter a ligação com a essência, que são os valores que nos guiam”, finaliza Schnack.

Entenda mais sobre o projeto Escola, Comunidade e Família:

Partindo da premissa de que o futuro do Município está diretamente ligado às experiências de aprendizagens oferecidas às crianças e aos adolescentes, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, entende que a escola, a comunidade e a família possuem papel fundamental e o compromisso na promoção de vivências positivas para com os estudantes. O engajamento da escola com a comunidade e com a família contribui para que cada instância se conscientize da sua responsabilidade no desenvolvimento do ser humano, cada qual com suas atribuições, de forma integrada. O objetivo é promover uma educação que valorize a vida, o conhecimento, o respeito, a boa convivência e a cidadania.