Primeiro encontro do Comitê Gestor de Segurança foi realizado essa semana no Gabinete do Executivo.
Publicado em 24 OUT 2017
Arroio do Meio oficializa Comitê Gestor Integrado de Segurança Pública

ARROIO DO MEIO – Em encontro realizado na última terça-feira, 17, no Gabinete do Executivo, o Prefeito Klaus Werner Schnack instituiu oficialmente o Comitê Gestor Municipal Integrado de Segurança Pública, conforme previsto na Lei Municipal nº 3.622/2017. A mesma autoriza o Poder Público a conveniar-se com os sistemas Estadual, Federal e Organizações Não-Governamentais, em busca de projetos e recursos em prol da segurança pública local. O principal objetivo do comitê é elaborar um planejamento da área de segurança pública, criando ações de forma conjunta com os devidos departamentos e comunidade, visando a redução, repressão e principalmente a prevenção da violência.

O comitê é formado por representantes da Brigada Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Susepe, Conselho Tutelar, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM), vereadores e Secretarias Municipais. Estes órgãos indicaram dois representantes para cargos de titular e suplente do Comitê, que se reunirá de forma bimestral, para tratar do assunto. A próxima reunião está marcada para 5 de dezembro.

Durante o encontro, os membros do Comitê relataram suas vivências, preocupações e demandas em relação à segurança pública local. Foram levantadas questões referentes à necessidade de maior efetivo e viaturas da Brigada Militar, urgência de prevenção com projetos educacionais, falta de limites e importância de atividades em turno integral para crianças e adolescentes, cultura do álcool na sociedade, importância do projeto de videomonitoramento, entre outros. As Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social também explanaram parte das ações que já realizam, na tentativa de aproximar as famílias das escolas e acompanhamento de situações de vulnerabilidade social, incluindo o projeto Comunidade, Escola e Família e a política de trabalho em rede, que ocorre mensalmente envolvendo Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar e Brigada Militar.

O Prefeito Schnack manifestou seu contentamento pela forma ampla que o assunto foi abordado e anunciou as primeiras medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazo. Já no dia seguinte (quarta-feira, 18), foi encaminhado novo ofício ao Governo do Estado, reiterando a necessidade de manutenção e aumento de efetivo no Município, com inclusão de horas extras e nova viatura para melhorar a rotina de trabalho.

A médio prazo, Schnack reforçou o compromisso assumido pela Administração Municipal com o projeto de videomonitoramento, que deve começar a ser implantado no próximo ano. Outra medida anunciada pelo Chefe do Executivo é o projeto de prevenção que deve ser intensificado em parceria com as Secretarias Municipais e demais parceiros. “Temos que pensar num braço social, um trabalho conjunto de monitorar e auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade”, frisou. “Vamos juntar forças, nos habilitar com o Estado, para executar projetos de enfrentamento e prevenção da violência. Todos nós temos esse compromisso, enquanto entes e cidadão”, reforçou Schnack.