Líderes locais assinaram termo de cooperação junto ao Governador do Estado e Secretário de Segurança.
Publicado em 14 DEZ 2017
SEGURANÇA PÚBLICA - Município assina termo de cooperação com Governo do Estado

ARROIO DO MEIO – O Prefeito Klaus Werner Schnack assinou nessa quarta-feira, 13, o termo de cooperação do Sistema de Segurança Integrada com o Governo do Estado e demais Municípios. A solenidade aconteceu no Palácio do Piratini, na presença do Governador José Ivo Sartori, Secretário Estadual da Segurança Pública Cezar Schirmer e os representantes locais – Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Volk e vereador Marcelo Schneider.

O Sistema de Segurança Integrada entre Estado e Municípios tem como objetivo construir uma gestão compartilhada de informações para o combate à violência. Para Arroio do Meio, permite avançar no projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico. A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A previsão de implantação é para 2018.

No dia 5 de dezembro a Administração Municipal realizou a segunda reunião do Comitê Gestor de Segurança Pública, instituído oficialmente em outubro, conforme Lei Municipal nº 3.622/2017, que autoriza o Poder Público a conveniar-se com os sistemas Estadual, Federal e Organizações Não-Governamentais, em busca de projetos e recursos em prol da segurança pública local. Na ocasião, houve avanços na rede integrada, formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM). O principal objetivo do comitê é elaborar um planejamento da área de segurança pública, criando ações de forma conjunta com os devidos departamentos e comunidade, visando a redução, repressão e principalmente a prevenção da violência.