Prefeito Schnack entregou Moção Pública aos novos titulares da Frente Parlamentar Agropecuária
AGRICULTURA
Publicado em 22 FEV 2018
APOIO À CADEIA LEITEIRA - Arroio do Meio entrega Moção Pública em Brasília

ARROIO DO MEIO – Em viagem à Capital Federal essa semana, o Prefeito Klaus Werner Schnack entregou à nova presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, a Deputada do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, e seu vice, o Deputado gaúcho Alceu Moreira, a Moção Pública de Garantia da Sustentabilidade da Cadeia Leiteira da Região do Vale do Taquari. O ato ocorreu na terça-feira, 20, junto à posse da nova frente parlamentar, formada por 250 deputados.

O documento apresenta considerações referentes à situação dos produtores leiteiros diante a desvalorização do litro do leite e a crise social sem precedentes que isso gera, considerando a representatividade dos produtores de leite na Região e a dificuldade que muitos vão ter em honrar seus compromissos diante da situação. Arroio do Meio perdeu mais de R$ 4 milhões nos últimos seis meses com essa realidade, o que reforça a necessidade de tratar das políticas públicas e buscar apoio junto ao Governo Federal.

Como medidas de incentivo ao setor leiteiro, o documento solicita o apoio dos Governos Estadual e Federal para controle da importação do leite uruguaio e o monitoramento do uso deste leite para evitar a reidratação do leite em pó hidratado, assim como a viabilização de políticas públicas para aquisição de 50 mil toneladas de leite em pó para programas sociais, medidas que assegurem a prorrogação de dívidas bancárias e abatimentos de juros nos créditos que os produtores rurais firmaram para investir na produção leiteira, campanhas da mídia de valorização do leite produzido no Estado, entre outras ações de incentivo à cadeia leiteira do Rio Grande do Sul.

Durante a semana o Prefeito Schnack seguiu outras agendas por Ministérios e Gabinetes na Capital Federal, em busca de demandas para o Município, incluindo a audiência com o Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, na tarde de quarta-feira, no Palácio do Planalto, onde Schnack apresentou e reforçou a Moção Pública.