Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes, Secretário de Obras Paulo Heck, Coordenador do Planejamento Fernando Enéias Bruxel e moradores acompanham instalação da nova tubulação.
Publicado em 05 ABR 2018
BAIRRO NOVO HORIZONTE - Município executa obra para amenizar problema decorrente das fortes chuvas

ARROIO DO MEIO – A Secretaria Municipal de Obras e Planejamento trabalhou nas últimas semanas na execução de adaptações do sistema de escoamento de águas pluviais no bairro Novo Horizonte. As águas que chegam pelo arroio Jararaca, que foi em parte deslocado e canalizado nas décadas de 80 e 90, extravasam e invadem residências do loteamento, executado sobre o percurso original. Com a aquisição por parte do Município da área lindeira ao loteamento, estão sendo adaptados açudes desativados, para receber e armazenar parte dessas águas, buscando amenizar os transtornos aos moradores atingidos pelas inundações.

Segundo o Secretário de Obras, Paulo Heck, as melhorias incluem a instalação de 35 tubos ao longo da área, nivelamento e caimento do terreno em escalas, com o objetivo de represar a água que excede da tubulação instalada no local, amenizando a invasão a casas e pátios do entorno. O investimento do Município é na faixa de R$ 50 mil em material e horas/máquinas trabalhadas.

Em visita ao local durante a execução do serviço, o Prefeito Klaus Werner Schnack afirmou aos moradores que a medida visa amenizar o problema recorrente há décadas. “Não temos como garantir a solução definitiva diante da força da natureza”, alerta. Reunidos, os moradores Neldo Matte, Dulce Lutz da Silva, Lisane Schneider e Marino Rohr, relataram situações que ocorreram ao longo de três décadas em dias de fortes chuvas, e comemoravam, na expectativa da eficácia da melhoria. “A Administração está tentando resolver a situação e isso nos anima”, afirmou Dulce. “Até que enfim isso está acontecendo, é um sonho para nós”, reforça Marino.