NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Silo trincheira de Vilson Horn, em Linha 32, tem capacidade para 25 hectares, aproximadamente 750 toneladas de silagem.
AGRICULTURA
Publicado em 04 MAI 2018
Município incentiva setor primário com serviços de terraplenagem

 

ARROIO DO MEIO – A Secretaria Municipal da Agricultura trabalhou recentemente na execução de terraplenagem e abertura de silos trincheira nas propriedades rurais de Vilson Horn e Germano Käfer, em Linha 32, Danilo Schwarzer, em Forqueta Baixa, Geraldo de Vargas, em Palmas, Darci Gerhardt, no Passo do Corvo, Renê Lansing e Amarildo Rockenbach em Arroio Grande.  

Os serviços foram realizados como forma de incentivo aos produtores rurais, considerando que o silo trincheira visa facilitar a rotina de trabalho, reduzir custos com o transporte e garantir a qualidade da silagem para o gado, uma vez que são instalados próximos às propriedades e local de trato dos animais. “O método economiza tempo, dinheiro e espaço, já que armazena grande quantidade de alimento por longo período num único local, ao fácil alcance do produtor”, explica o Secretário da Agricultura, Eloir Lohmann. “Além das vantagens para o produtor, o investimento em silos trincheiras acarreta em economia para o Município, liberando as máquinas para a execução de outros serviços do setor primário e infraestrutura geral do interior”, complementa Lohmann. A afirmativa leva em conta os mais de dois mil silos fechados no Município durante o período de Safra e Safrinha, o que limita os demais atendimentos a estradas e área rural.

Outros serviços executados recentemente pela Secretaria da Agricultura, como forma de incentivo ao produtor rural e sucessão familiar, foram terraplenagens e escavação de canaletas de dejetos para construção de Freestalls nas propriedades de Juliano Graff e Neiton Endler, ambos em Linha 32, além de construções e ampliações de pocilgas para terminação de suínos nas propriedades de José Schmitz, Sílvio Korte e Darci Gerhardt, do Passo do Corvo e Vanderlei Biasibetti, de Arroio Grande. Já em Forqueta, foi executada terraplenagem para instalação de dois silos secadores com capacidade de 800 sacos cada, na propriedade de Éder Immich, visando armazenar e agregar valor ao grão. A Secretaria também é responsável pela manutenção de acessos às propriedades rurais e auxílio nas estradas do interior.  

 

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.