Orientadores atuam nas ruas do rotativo, distribuindo folders junto ao cartão informativo do horário de estacionamento.
TRÂNSITO
Publicado em 21 JUN 2018
MOBILIDADE URBANA - Estacionamento Rotativo Gratuito definitivo desde 25 de junho

ARROIO DO MEIO – A Prefeitura Municipal comunica, por meio do Departamento de Trânsito, que o Estacionamento Rotativo Gratuito está efetivado desde o dia 25 de junho. Implantado em caráter educativo desde 23 de abril, o sistema contempla as ruas Dr. João Carlos Machado (rua central), Visconde do Rio Branco (entrada e saída) e as transversais Theobaldo Käfer, São José, Bento Gonçalves, São Luiz, São João, Monsenhor Jacob Seger e General Daltro Filho/Rua de Eventos. Destas, apenas a São José se prolonga até a rua Gustavo Wienandts, em função da concentração de comércio na quadra.

O tempo limite de estacionamento é de 1h30min, sem renovação na mesma quadra. O horário do rotativo é de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Ultrapassado o tempo limite, o veículo receberá uma advertência válida por 15 minutos. Passado esse período, o condutor poderá ser multado com cinco pontos na carteira – R$ 195,23. Na ausência do condutor, o veículo será removido ao depósito.

O principal objetivo do Estacionamento Rotativo Gratuito é socializar o espaço público em prol do coletivo, possibilitando maior rotatividade nas áreas de estacionamento, como forma de facilitar a trafegabilidade e rotina dos usuários e incentivar o comércio local. A orientação vem sendo realizada por servidores municipais.

Para facilitar a rotina dos trabalhadores do Centro – comércio, instituições bancárias, setor público e escolas, o Município viabilizou áreas alternativas para o estacionamento de veículos que permanecem o dia todo na área central, por meio de parcerias com proprietários de terrenos. Até o momento são sete espaços: Rua Visconde do Rio Branco – em frente e ao lado da loja LS Confecções e ao lado da Lancheria do Dani; Rua Bento Gonçalves – Quadra em frente à Escola Guararapes/fundos da Secretaria de Educação e Cultura; Rua São João - na entrada da Área de Lazer; Rua Dr. João C. Machado – ao lado da Rodoviária e Rua Maurício Cardoso, próximo ao Supermercado Arroio-meense. Além disso, foram criadas novas vagas para estacionamento de motos, em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura – rua Dr. João Carlos Machado.