Legenda 1: Decoração produzida em parceria entre comunidade e Poder Público enfeita o Centro; Legenda 2: Caminhada Natalina ocorre dia 13, com saída em frente ao Hospital São José.
Publicado em 06 DEZ 2018
Comunidade é convidada a participar da Caminhada Natalina no dia 13 - Decoração produzida em parceria entre Poder Público e voluntários reflete espírito comunitário

ARROIO DO MEIO – A Administração Municipal e o Núcleo Municipal de Cultura convidam a comunidade para a tradicional Caminhada Natalina, a realizar-se na próxima quinta-feira, 13, a partir das 20h30min, com saída em frente ao Hospital São José. Dali o grupo segue para a Casa Canônica, Casa do Museu, Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha. Na sequência, em frente à Prefeitura Municipal, será feita a entrega da premiação do Programa de Incentivo ao Comércio local – Nota Fiscal Gaúcha, com 25 premiados dos meses de novembro e dezembro. Depois a caminhada segue para a Igreja Matriz, onde os grupos do Núcleo e convidados entoarão cantos natalinos e encenarão o nascimento do Menino Jesus. Os organizadores pedem que os caminhantes usem roupas claras e tragam velas para iluminar o trajeto durante a caminhada.

Desde o início do mês o clima natalino toma conta da cidade, com lares e espaços públicos decorados, anunciando a chegada da época mais aguardada do ano. De acordo com o Departamento de Cultura, mais de 200 pessoas se envolveram voluntariamente na produção da decoração natalina que pode ser apreciada nos espaços públicos. Entre as novidades deste ano, destaque para mais de 100 corações de tecidos instalados na Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha, produzidos numa parceria entre as oficinas de cerâmica ministradas pela ceramista e artesã Claudia Jung, Associação de Menores de Arroio do Meio (AMAM) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na Praça, pinheiros com base de madeira e enfeites de tecido, numa parceria entre Setor de Serviços Urbanos, Grupo de Adolescentes da unidade de Estratégia de Saúde da Família de São Caetano e AMAM. Na árvore central, mais de 60 enfeites de garrafas pet confeccionados por detentos do Presídio. Próximo ao Playground, uma árvore de ferro com cerca de 200 enfeites produzidos pelo CRAS e oficinas de cerâmica da Casa do Museu, responsáveis por cerca de 700 enfeites de cerâmica espalhados ao longo da Praça, produzidos por dezenas de alunos que participam das oficinas semanais na Casa Centenária.

Já a Prefeitura Municipal recebeu um presépio em tamanho real com personagens em tecido, produzido por artesãs oficineiras do CRAS, com apoio do Setor de Serviços Urbanos. Outros seis personagens estão distribuídos na Praça. Na Pracinha do Papai Noel, localizada ao lado da Secretaria de Educação e Cultura, guirlandas, bengalas, um trenó com renas, a família Noel e um cenário simulando oficina de brinquedos garantem a alegria das crianças. “Mais uma vez reforçamos nosso espírito comunitário, com o envolvimento de tantos voluntários para a produção da decoração natalina, período do ano em que a solidariedade e sensibilidade ficam mais apuradas”, afirma a Coordenadora do Departamento de Cultura, Carla Jaqueline Schroeder.