Prefeita em exercício, Eluise Hammes, Secretária de Educação, Mara Betina Forneck e Coordenador da Secretaria de Planejamento, Fernando Enéias Bruxel, fizeram roteiro de visitação às escolas no início da semana.
Publicado em 24 JAN 2019
Período de intenso trabalho nas escolas do Município - Mais de R$ 600 mil de investimentos em ampliações, melhorias e modernização

ARROIO DO MEIO – O período de férias escolares é de intenso trabalho nas escolas do Município. Simultaneamente quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e quatro Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) passam por importantes obras de ampliação e modernização com recursos públicos. Além disso, outras recebem melhorias e manutenção para o retorno às aulas, em parceria com CPMs e APACs – associações de pais.

As maiores ampliações estão nos bairros Aimoré e São Caetano e viabilizam a ampliação do atendimento à Educação Infantil/Turno Integral. Na EMEF João Beda Körbes serão 146,56m² de ampliação, incluindo duas novas salas de aula com corredor de circulação, execução de 326m² de piso polido no pátio da escola, mais reforma de banheiros existentes, que serão adaptados com sanitários infantis para melhor atender os alunos de quatro e cinco anos. O investimento é de R$ 227.434,77, provenientes de recursos próprios do Município. A conclusão está prevista para o mês de fevereiro. Já na EMEF São Caetano a ampliação é de 188,15m², incluindo sala de aula, auditório e banheiros. O investimento é de R$ 232.723,26, provenientes de emenda do Deputado Jerônimo Goergen, via Ministério da Educação. As duas obras são executadas pela C. Arnholdt Construtora e Engenharia Ltda., vencedora de processo licitatório. A conclusão está prevista para o início do ano letivo de 2019.

Outro destaque é a reforma total da subprefeitura de Forqueta, que viabiliza a implementação do atendimento à Educação Infantil/etapa creche - crianças de zero a três anos, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade do Distrito. A obra contempla a reforma da área de 264,74m², com instalação de duas salas de atendimento, lavanderia, cozinha, refeitório, banheiros adaptados para o público infantil, hall de entrada e pavimentação externa com acessibilidade. Além disso está sendo construído um novo depósito de ferramentas na parte externa e reformados os consultórios médico e odontológico, utilizados para os atendimentos de saúde à comunidade. Dessa forma, o espaço abrigará serviços administrativos na parte da Subprefeitura, saúde e educação, otimizando o prédio público. O investimento é de R$ 113.869,65, provenientes de recursos próprios do Município. A obra está a cargo da empresa Conzatti Engenharia Eirelli, contratada pela Prefeitura via processo licitatório.

Outras reformas são realizadas na EMEF Afonso Celso, de Picada Arroio do Meio, onde é executada a troca de piso, forro e reforma das abas, num investimento de R$ 14.500,00, provenientes de recursos do Município. Na ECEI Trenzinho da Alegria, do bairro Aimoré, está sendo executada a troca total do telhado, num investimento de R$ 21.500,00, com recursos públicos. Completam a lista as melhorias nas EMEF Itororó, de Palmas, onde está em execução calçada de passeio no entorno da escola e troca de calhas; ECEI Pequeno Mundo, no bairro São José, com drenagem e melhorias do pátio; e ECEI Professora Rita, Loteamento Glória, com serviços de máquina e cargas de terra para adequações no pátio.