NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Vacinação inicia nessa quarta-feira para gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos.
SAÚDE
Publicado em 11 ABR 2019
Campanha nacional de vacinação contra a gripe inicia essa semana

ARROIO DO MEIO – A Secretaria Municipal da Saúde comunica que nessa quarta-feira, dia 10, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os cidadãos pertencentes aos grupos de risco devem procurar os postos de saúde do município até 31 de maio, para garantir a sua imunização. No sábado, 4 de maio – DIA D, o Posto de Saúde Central estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, especialmente para a vacinação.    

A primeira semana de campanha será voltada para gestantes e crianças de seis meses até seis anos incompletos. A partir do dia 22 todos os grupos prioritários podem se vacinar nas unidades de saúde mais próximas de suas residências. Este ano, uma equipe de saúde se deslocará para os Distritos de Palmas (dia 22/4), Arroio Grande (23/4) e Forqueta (24/4), das 14h às 16h30min, para aplicação da vacina nos grupos prioritários. Lares de idosos serão visitados conforme agenda com as instituições. Quem deseja agendar vacina para familiares acamados deve entrar em contato com o Posto de Saúde Central ou ESFs mais próximas da residência. Mais informações pelo fone (51) 3716 1275.                                                                        

O principal objetivo da Campanha é reduzir a mortalidade e as complicações em decorrência do vírus influenza, atingindo 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 5.887 pessoas dos grupos prioritários vacinadas em Arroio do Meio.

QUEM TEM DIREITO À VACINA?

–   Idosos com 60 anos ou mais;

–   Professores das escolas públicas e privadas (com comprovação de trabalho);

–   Crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos;

–   Gestantes em qualquer idade gestacional/ Mulheres no período de 45 dias do pós-parto;

–   Pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas - apresentar receita médica com CID);

–   Obesidade/ Diabetes/ Asma/ Hipertensão e HIV/ Pacientes com câncer e transplantados (apresentar receita médica com CID);

–   Profissionais da área de saúde (públicos e privados – com comprovação de trabalho);

–   Indígenas;

–   Detentos e funcionários do sistema carcerário.

**Pessoas gripadas, com febre, alergia severa ao ovo de galinha ou a outro componente da vacina e menores de 6 meses não podem fazer a vacina. Pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

 


 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.