Os pequenos Diego e Caio aproveitam a nova calçada de passeio junto aos demais moradores, lideranças e autoridades.
Publicado em 05 JUN 2019
MOBILIDADE URBANA Pavimentação e calçada de passeio visam segurança e conforto à comunidade do bairro Navegantes

ARROIO DO MEIO – Mobilidade urbana, segurança e conforto aos usuários da via são os principais objetivos da obra de pavimentação e calçamento em execução na rua Osvaldo de Oliveira e Travessa Tiradentes, bairro Navegantes. A obra contempla 1.639,22m² de pavimentação com pedras regulares de basalto, já concluídos e mais de 700 metros lineares de calçadas de passeio, em fase de execução. O investimento é de R$ 276.452,62, dos quais R$ 245.600,00 provenientes do Ministério das Cidades, via emenda parlamentar do Deputado Ronaldo Nogueira, intermediada pelo vereador Kiko Noronha, somado à contrapartida do Município.

As calçadas de passeio abrangem uma extensão de grande circulação de pessoas no bairro, com início na rua Tiradentes, seguindo até a Campos Sales, passando pela Sede Esportiva, Associação dos Menores de Arroio do Meio (AMAM), Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber e Posto de Saúde (ESF). A obra iniciou em janeiro e deve ser concluída ao final do primeiro semestre, se as condições climáticas permitirem.

Essa semana o Prefeito Klaus Werner Schnack e a vice Eluise Hammes estiveram no bairro para conferir o andamento da obra. Acompanhados de vereadores, lideranças e moradores locais, ouviram depoimentos da importância da obra para a comunidade. A comerciante Maria Inês Telöcken, relatou o problema que enfrentava há anos em frente ao seu estabelecimento com o acúmulo da água da chuva, resolvido recentemente com a execução da drenagem pluvial. “Empoçava água em frente ao mercado e dificultava o acesso de clientes e fornecedores”, explica. Segundo a comerciante e moradora, a solução foi eficiente, comprovada após as fortes chuvas das últimas semanas. A diretora da Escola Municipal Construindo o Saber, Márcia Thomé, ressalta que além dos 150 alunos, muitas pessoas da comunidade utilizam a via diariamente, incluindo idosos que vão ao Posto de Saúde. “Acima de qualquer coisa a segurança que a calçada proporciona”, ressalta a importância da obra.