NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Administração Municipal homenageou oleiros do Município e agradeceu alunas das oficinas de cerâmica que ajudaram na confecção dos totens da Praça Flores da Cunha.
CULTURA
Publicado em 30 AGO 2019
Aulas de cerâmica resultam em totens para Praça e homenagem a oleiros de Arroio do Meio

ARROIO DO MEIO – A Praça Flores da Cunha ficou mais colorida com os totens instalados essa semana no local, compostos por peças produzidas nas oficinas de cerâmica desenvolvidas na Casa do Museu. A apresentação oficial dos totens foi realizada na ensolarada tarde da terça-feira, 27, quando a Administração Municipal Comunidade e Família prestou homenagem aos oleiros de Arroio do Meio, em reconhecimento ao trabalho das famílias empreendedoras do ramo das olarias.

O evento iniciou ao som de flautas, com a apresentação dos alunos da Escola Municipal Professor Arlindo Back, de Forqueta. A Coordenadora do Departamento de Cultura e Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder, rememorou a relação histórica de Arroio do Meio com o barro, desde a atividade desenvolvida pelas índias guaranis, transformada em desenvolvimento econômico a partir do trabalho dos imigrantes que se dedicaram ao segmento das olarias ao longo da história dos 85 anos de Arroio do Meio. Homenageou os pioneiros e destacou as olarias atuantes no Município - Cerâmicas Itália, Barrense, Bruxel e Olarias Winck, Schnack, Mattoni e Aliatti. Estes foram agraciados com certificados simbólicos em agradecimento ao seu empreendedorismo para o desenvolvimento da comunidade local.

A ceramista Claudia Jung, responsável pelas oficinas no Museu, agradeceu à Administração Municipal pelo apoio às atividades realizadas de forma gratuita na Casa, em especial às oficinas de cerâmica. Enalteceu o envolvimento voluntário dos alunos na produção das peças que compõem os totens, e se pronunciou como filha e neta de oleiros. “O barro, essa matéria tão simples, é um alimento da nossa alma, desperta a vontade de modelar o que sentimos, pensamos e comunicamos. Honramos essa matéria prima que edifica casas, transporta e armazena alimentos, que é admirada quando modelada”, ressaltou.

Prefeito Klaus Werner Schnack também prestou seu agradecimento e reconhecimento às famílias oleiras do Município. Recordou como a atividade iniciou e avançou com a modernidade. “Muitas oportunidades de emprego e renda foram geradas através dessa atividade”, salientou. “Quem lida com construção sabe o quanto é importante a arte de fazer tijolos”, enalteceu o prefeito engenheiro. “É uma singela e justa homenagem aos nossos oleiros”, concluiu Schnack.

Saiba mais:

**Totens são monumentos que marcam a tradição de um grupo social, registrando sua história e simbolizam a identidade do grupo;

** Cerca de 70 alunos participam de aulas semanais gratuitas de cerâmica na Casa do Museu, incluindo turmas da comunidade, CRAS e grupos de terapia do Hospital São José;

**Arroio do Meio possui sete famílias de oleiros em atividade atualmente.


 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.