Legenda 1: Sala de cinema lotada para estreia do documentário Sementes de Vida; Legenda 2: Equipe da Univates, Emater, agroeclogistas e familiares comemoraram o resultado do trabalho;
Publicado em 29 NOV 2019
Documentário evidencia pioneirismo na Agroecologia e emociona

ARROIO DO MEIO – Com casa cheia e clima de muita emoção, o Cinelclube Real, instalado junto à Casa do Museu, sediou na última segunda-feira, 25, a estreia do documentário Sementes de Vida. A sessão especial abriu a semana de comemorações pelo aniversário dos 85 anos de Arroio do Meio e contou com a presença do Grupo Ecológico de Forqueta – agroecologistas protagonistas do documentário e seus familiares -, autoridades, Ecobé, Emater, equipe da Univates e comunidade em geral.

Antes da aguardada exibição do filme de 42 minutos, a professora Jane Mazzarino, Doutora em Ciências da Comunicação, que coordenou os trabalhos do grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções/Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento da Univates, relatou o histórico, os desafios e as realizações do projeto que iniciou em 2017. Segundo Jane, foram dois anos de encontros e desenvolvimento de um método que mesclou vivências com e na natureza, explorando os cinco sentidos, metodologias colaborativas e experimentos com as tecnologias de mídia.

Após orientação dos universitários, as seis agroecologistas do Distrito de Forqueta, com mais de 20 anos de pioneirismo na Região, assumiram as câmeras e registraram cenas do cotidiano, reforçadas com depoimentos da realidade de quem produz alimentos de forma natural. Ao fim da exibição do documentário, houve um espaço para debate, esclarecimento de dúvidas e relatos sobre a experiência. Uma das envolvidas, Marlene Grassi, reforçou seu orgulho e amor pelo cultivo. “Muito além de hortaliças e verduras, procuramos produzir alimentos que são vida e trazem nutrição, saúde e bem-estar tanto para o meio ambiente, como para quem produz e consome”, salienta a agricultora.