Resultado da equivalência foi divulgado no último dia 7, pela Secretaria Estadual da Agricultura, após uma semana de auditoria no Serviço de Inspeção Municipal.
Publicado em 13 FEV 2020
ABRINDO FRONTEIRAS - Arroio do Meio conquista equivalência do SISBI para comercializar seus produtos em todo o Brasil

ARROIO DO MEIO – O Município de Arroio do Meio estará credenciado a comercializar produtos de agroindústrias e abatedouros locais para todo o Brasil, por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O resultado da equivalência foi divulgado no último dia 7, pela Secretaria Estadual da Agricultura, após uma semana de auditoria no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A publicação oficial deve ocorrer em dois meses, via Ministério da Agricultura.

A medida reconhece Arroio do Meio como o primeiro e único Município a aderir ao SISBI no Vale do Taquari, até então. No decorrer da semana em que o SIM foi auditado, foram avaliados os abatedouros Rahmeier e Guiland e Agroindústria Palmas. Os estabelecimentos são classificados como abatedouro frigorífico e unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos, com produção de embutidos e cortes de carnes bovinas e suínas. Para validação da equivalência, são consideradas a estrutura física do SIM, os controles de registro e processos, documentos gerados a partir da fiscalização e inspeção, ações de combate à clandestinidade, educação sanitária, a capacidade do Serviço Oficial do Município em estabelecer critérios de indicação, entre outros.

Na manhã da próxima quarta-feira, 19, será realizada uma reunião no Gabinete do Executivo, com representantes da Administração Municipal, equipe técnica do SIM, agroindústrias e abatedouros, onde serão repassadas as diretrizes e adequações necessárias nos estabelecimentos vistoriados, para habilitá-los ao Sistema Nacional.

Para o Prefeito Klaus Werner Schnack, a equivalência do SISBI é uma grande conquista para Arroio do Meio. “É um marco histórico que traz oportunidades aos empreendedores de Arroio do Meio, bem como possibilita a atração de novos investimentos no município”, ressalta. “Poder Público e empreendedores fizeram seu tema de casa, numa parceria que possibilita essa grande conquista para todos”, salienta Schnack.