Vice-prefeita Eluise e Secretário Eloir Lohmann visitam propriedades rurais em Linha 32.
AGRICULTURA
Publicado em 13 FEV 2020
Município incentiva a execução de silos trincheira nas propriedades

ARROIO DO MEIO – Mais de 30 silos trincheira foram executados em propriedades rurais do Município desde 2017. Os números da Secretaria da Agricultura incluem mais de 10 mil horas/máquina executadas nesse período, em parceria com as Subprefeituras dos Distritos, incluindo serviços de terraplenagens para execução de novos FreeStall, Compost Burn, pocilgas, agroindústrias, abatedouros, acessos, escavações, limpezas, drenagens, estufas, entre outros serviços de incentivo a novos investimentos, ampliações e diversificação de culturas no setor primário.

Na última semana a vice-prefeita Eluise Hammes e o Secretário Eloir Lohmann visitaram as propriedades de Elmo Warken e Pedro Endler, ambas em Linha 32. Os dois produtores com sucessão familiar encaminhada com os filhos, investiram recentemente em silos trincheiras junto à propriedade, com capacidade para 15 a 20 hectares de silagem cada, e relatam os benefícios da modernização. “Antes tinha que andar quilômetros longe da propriedade, o que dificultava o serviço, principalmente no período de inverno, quando a estrada de roça dificulta o transporte”, afirma Endler. “Facilita muito a nossa rotina”, reforça Warken. “Fomos muito bem atendidos pela Secretaria”, salienta o produtor.

De acordo com Lohmann, o silo trincheira visa facilitar a rotina de trabalho, reduzir custos com o transporte e garantir a qualidade da silagem para o gado, uma vez que são instalados próximos às propriedades e local de trato dos animais. “O método economiza tempo, dinheiro e espaço, já que armazena grande quantidade de alimento por longo período num único local, ao fácil alcance do produtor”, explica o Secretário. “Além das vantagens para o produtor, o investimento em silos trincheiras acarreta em economia para o Município, liberando as máquinas para a execução de outros serviços do setor primário e infraestrutura geral do interior”, complementa Lohmann. A afirmativa leva em conta os mais de dois mil silos fechados no Município durante o período de Safra e Safrinha, o que limita os demais atendimentos a estradas e área rural.

Saiba mais:

**Mais de R$ 4 milhões são investidos anualmente nas propriedades rurais, entre serviços e incentivos;

**Arroio do Meio conta com 1.100 propriedades e 1.500 talões de produtor;

**A Agricultura representa 14,05% do Valor Adicionado do Município;

**Cerca de 950 pessoas são atendidas mensalmente na Secretaria da Agricultura.