Administração Municipal e vereador Marcelo Schneider entregam novos instrumentos para a Orquestra.
Publicado em 19 JUN 2020
Orquestra Municipal é contemplada com novos instrumentos e equipamentos

ARROIO DO MEIO – A Orquestra Municipal, oficializada em 28 de novembro de 2019 – aniversário de 85 anos de Arroio do Meio - tem motivos especiais para comemorar. Com ensaios semanais virtuais desde o início de junho, em virtude da pandemia, o grupo formado por 24 integrantes, sob regência do professor Cristiano Leonhardt, recebeu essa semana 40 instrumentos musicais novos, mais equipamentos, incluindo trompetes, saxofones, trombones, flautas, bumbo, microfones, caixa e mesa de som, entre outros. “A música está presente na história de Arroio do Meio. Viabilizar a Orquestra Municipal nos enche de orgulho”, afirma o Prefeito Klaus Werner Schnack.

Os instrumentos foram adquiridos através de recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Alceu Moreira, intermediada pelo vereador Marcelo Schneider, junto ao convênio com a Fundação Nacional das Artes. O investimento é de R$ 54 mil. Desde o início das atividades, em 2018, a Orquestra vinha ensaiando e atuando com instrumentos pessoais dos integrantes ou cedidos pelo Projeto Tem Música no Museu. “A Orquestra Municipal é um sonho acalentado por muito tempo. Remete aos nossos antepassados, que trouxeram na bagagem a valorização da música, do canto, da cultura em geral”, reforça a Coordenadora do Departamento de Cultura e Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder.

Para o professor regente, os instrumentos novos são de suma importância para a formação de novos instrumentistas. “Os novos instrumentos e equipamentos vão dar um suporte ainda melhor para que nossa Orquestra continue crescendo musicalmente”, afirma Leonhardt. “A maioria desses instrumentos têm um custo significativo, que muitas vezes, as famílias têm dificuldades em recursos para adquirir e a Orquestra possibilita esse acesso”, salienta o Maestro. “Além desses instrumentos, recebemos equipamentos de som, o que nos auxiliará em nossos ensaios e apresentações, pois recebemos mesa de áudio, caixas ativas e microfones”, explica.