Prefeito Klaus Werner Schnack e vice Eluise Hammes conferiram Central de Monitoramento instalada na BM e sistema de espelhamento na Polícia Civil.
Publicado em 02 JUL 2020
SEGURANÇA PÚBLICA - Videomonitoramento avança em pontos estratégicos de Arroio do Meio

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de ampliar a segurança da comunidade, o sistema de Videomonitoramento está em funcionamento desde maio, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Município. As oito câmeras estão localizadas no trevo/rótula principal de acesso ao Centro e bairros – quatro fixas, que juntas abrangem 360º, duas na rua Helmuth Kuhn/bairro Aimoré, uma na Ponte de Ferro e uma no bairro Bela Vista/próximo ao Presídio.

De acordo com o Coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Município, Cristiano Schneider, as câmeras estão interligadas na Central de Monitoramento instalada na Brigada Militar, com espelhamentos na Polícia Civil de Arroio do Meio - que adquiriu equipamentos com recursos do Consepro - e com previsão para o 22º Batalhão da BM de Lajeado - com monitoramento extensivo 24 horas. “Além das orientações já repassadas, efetivos da Polícia Civil e BM receberão treinamento especial na próxima semana para monitorar o sistema”, afirma. O avanço se soma à estrutura já existente no entorno da Praça Flores da Cunha, Rua de Eventos e Área de Lazer Pérola do Vale. O projeto permite ampliar.

O investimento inicial dessa etapa foi próximo de R$ 90 mil para aquisição da Central de monitoramento. Além disso, serão investidos R$ 6 mil mensais para locação e manutenção das câmeras e fibra óptica. Simultaneamente tramita o apoio em recursos do Município à Alsepro, para o centro integrado localizado no 22º Batalhão da BM de Lajeado, com monitoramento dos municípios do Vale do Taquari, interligando a segurança da Região.