Os espaços estão sendo adaptados e as equipes capacitadas para acolher toda a comunidade escolar dentro dos protocolos de segurança do “novo normal”.
Publicado em 29 SET 2020
Arroio do Meio organiza protocolos para oportunizar atendimento a 100% dos alunos

ARROIO DO MEIO – A Secretaria Municipal da Educação comunica que o possível retorno presencial às aulas está sendo organizado respeitando os protocolos de segurança e de distanciamento social, conforme orientação dos órgãos oficiais de Saúde.

O cronograma de retorno segue a orientação do Governo do Estado. Confira:

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

A partir do dia 28 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A partir do dia 12 de novembro de 2020

*O retorno às aulas presenciais não é obrigatório*

As famílias podem optar em permanecer com atividades pedagógicas não presenciais.

**Entenda como vai funcionar:

- Município está seguindo os protocolos previstos na Portaria Conjunta n° 001/2020 da Secretaria de Saúde e de Educação do Estado e do Decreto Estadual nº 55.465, de 05 de setembro de 2020, que estabelece o “novo normal” a ser observado no retorno às aulas presenciais;

- Entre as adaptações, a família terá que assinar o termo de corresponsabilidade e os alunos terão a temperatura aferida na entrada da escola – no máximo 37.8ºC para poder permanecer na escola e participar das atividades;

- O retorno depende do sistema de bandeiras. O Município só poderá promover atividades presenciais se estiver em bandeira amarela ou laranja, há pelo menos duas semanas;

- Os espaços estão sendo adaptados para acolher alunos, professores, colaboradores e famílias dentro dos protocolos de segurança. Além disso, as equipes estão sendo capacitadas para desenvolver as atividades de forma segura diante do “novo normal”.

CARGA HORÁRIA DE ATENDIMENTO:

* 4 horas por turno de atendimento na Educação Infantil – Etapa Creche*

*Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Etapa Creche possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por criança e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola a cada troca de turno, o atendimento será ofertado em dois turnos de 4h.

*Dessa forma, cada família terá garantido o atendimento de quatro horas diárias. O atendimento será no turno da manhã ou da tarde, conforme organização de cada instituição.

* 3 horas de aula presencial para os alunos da Educação Infantil/Anos Iniciais ao 9º ano do Ensino Fundamental*

Na semana em que o aluno não estiver escalonado para ir à escola, realizará as atividades escolares em casa.

O ensino será híbrido: uma semana na escola e na outra continuará realizando as atividades em casa.

*Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Rede Municipal possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por aluno e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola e dos veículos do Transporte Escolar a cada troca de turno, as escolas organizarão um escalonamento semanal - 50% dos alunos da turma em cada semana.