SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
NÚCLEO MUNICIPAL DE CULTURA


Apresentação

O Núcleo Municipal de Cultura de Arroio do Meio é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 08 de abril de 1991. Tem por objetivos: motivar, integrar, incrementar e desenvolver as atividades culturais do município. O grupo realiza encontros mensais na 1ª terça-feira de cada mês, às 19horas na Casa do Museu, reunindo a diretoria e representantes dos grupos culturais, do Poder Público Municipal e da Comunidade, para discutir e deliberar assuntos pertinentes à Cultura. Atualmente, 12 entidades integram o Núcleo Municipal de Cultura, representando o canto coral, teatro, tradicionalismo gaúcho, artesanato e danças folclóricas alemãs. O Núcleo Municipal de Cultura mantém uma política de incentivo financeiro aos grupos culturais constituídos juridicamente e participantes ativos da vida cultural do município por meio de convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Arroio do Meio. A entidade possui regimento interno próprio e elege sua diretoria a cada dois anos. Atualmente é presidida por Alice Teresinha Forneck. (2015/2016).





Entidades

O Coral Misto Concórdia de Palmas foi fundado no dia 03 de outubro de 1901. Conta com 16 vozes sob a regência de Telmo Korner. O Coral promove anualmente um Encontro de Corais e participa de eventos religiosos, sociais e culturais no município e região.





A Associação de Cantores Concórdia de São Caetano, iniciou suas atividades em abril de 1932. O grupo tem presença marcante em eventos comunitários, religiosos, sociais e culturais no Vale do Taquari e do Rio Pardo. Tem na regência, Plínio Forneck.





O Coral Municipal de Arroio do Meio foi fundado em abril de 1975 e tem na regência Adriano Prediger. Cantando do popular ao erudito, o Coral participa de festivais, encontros e celebrações no município e região. O COMAM traz como lema “Onde há canto celebra-se a vida”.





O Coral Misto Palmas Sul foi fundado em março de 1984 no distrito de Palmas. O Coral tem participação efetiva em eventos comunitários, religiosos e culturais no município e região. Possui repertório variado, do cancioneiro popular ao sacro. Conta com 25 vozes sob a regência de Roque Teloken.





O Vocal Nota Livre foi fundado em março de 1993 e conta atualmente com 17 vozes sob a regência de Maria Fernanda Giacomet. Tem como principal objetivo o estímulo do canto conjunto, utilizando a música como caminho para o aprimoramento vocal e difusão do canto coral no município e região. No repertório do grupo constam canções diversas, contemplando diferentes épocas, estilos e idiomas.





O Coral Vozes da Forqueta foi fundado em maio de 2004 no distrito de Forqueta. Sob a regência de Paulo Haas, o grupo conta com 35 integrantes de diferentes faixas etárias. O Coral formou, ao longo dos anos, um amplo repertório e inúmeras participações em encontros de corais e festividades comunitárias.





O Grupo Teatral FoiceAcena foi fundado em 2000, a partir de uma turma de jovens que se reuniu para fazer oficinas de teatro. Desde o início, o grupo é dirigido por Iselda Pelison e composto essencialmente por elenco jovem. Na trajetória do grupo, várias peças e esquetes teatrais apresentadas no município e região.





O CTG Querência do Arroio do Meio foi fundado em 1984 e está instalado atualmente em amplo parque temático às margens da RS 130. A entidade sedia anualmente em novembro o Rodeio Crioulo Estadual, além de diversos eventos artísticos, sociais, culturais e campeiros. A invernada artística reúne prendas e peões de diversas idades trazendo como lema “Gaúcho em qualquer chão”.





O CTG Herança Nativa foi fundado em março de 2001, tendo como primeiro Patrão o Sr Adão da Costa (in memorian). Desde lá, a entidade conquistou vários títulos, tanto na área artística quanto campeira, destacando-se em 2011,no Rodeio Internacional de Lagoa Vermelha com o 1º Lugar em Declamação Pré-Mirim Feminina.





O Grupo de Danças Folclóricas Helmuth Kuhn foi fundado em março de 1983, pelo Senhor Helmuth Kuhn, com o intuito de resgatar e divulgar a cultura germânica, por meio da dança e do teatro. Atualmente é formado por 160 integrantes distribuídos nas categorias Mirim, Infanto-Juvenil,Juvenil, Semi-oficial e Oficial. O grupo vê na dança e no teatro uma forma de resgatar as tradições, cultivar e divulgar a cultura alemã, de geração em geração, oferecendo aos seus integrantes uma opção sadia de conhecimento e lazer.





O Grupo Folclórico Alemão Frohsinn iniciou sua caminhada em 1989 junto à Comunidade Evangélica de Forqueta. Foi oficializado em 1991 e é formado atualmente por 120 integrantes, divididos nas categorias Mirim, Infanto-Juvenil, Juvenil, Semi-oficial, Oficial e Casados. Em suas apresentações, o grupo contagia o público com a alegria das danças e com o multicolorido de seus trajes folclóricos. Suas distintas categorias participam de vários encontros folclóricos, eventos comunitários e culturais no município e nos Vales do Taquari,Caí e Rio Pardo.





A Associação dos Artesãos Arroio do Meio em Arte mantém ponto de venda fixo na Rua Gustavo Wienandts, 509, ao lado da Emater. Realiza feiras de artesanato no 1º e 3º sábado de cada mês, junto à Feira do Produtor na Rua de Eventos. O grupo também participa ativamente de vários eventos municipais e coordena a elaboração da decoração comunitária de Páscoa e Natal.





Projetos

O Núcleo Municipal de Cultura é cadastrado no sistema Pró-cultura RS. Atualmente é proponente, via Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS do projeto Cultura, Sociedade e Igrejas: A comunidade de Arroio do Meio escreve a sua história. O projeto propõe a publicação de um livro escrito “a várias mãos”, com destacada participação da comunidade. Com mais de 700 páginas, o livro envolve as comunidades Católica e Luteranas (IELB e IECLB), trazendo informações sobre a história, aspectos e atividades sociais, culturais e religiosos do município.





Contato

E-mail: nuculturam@hotmail.com

Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.